SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número238O ensino superior indígena como política pública: elementos para a construção de um modelo metodológico de avaliação e comparação de experiências locaisTecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; JUSTO, Jutta Cornelia Reuwsaat  e  GELLE, Marlise. Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetória. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.811-838. ISSN 2176-6681.

Apresenta ações de formação continuada para professores de Matemática do Observatório da Educação/2010 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil, realizadas em escolas públicas de ensino fundamental dos municípios de Sapucaia do Sul e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Apresenta três trajetórias dessas ações com as temáticas: Matemática e o tema transversal Meio Ambiente; Formação continuada e resolução de problemas matemáticos; e Educação Inclusiva. As trajetórias apresentadas levam a perceber que os professores precisam aprender a aprender para aprender a ensinar. Acredita-se que a qualificação da prática docente favorece que a escola se torne um espaço de promoção da igualdade de condições entre os seres humanos.

Palavras-chave : Educação Matemática; Formação Continuada; Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )