SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número238Formação continuada de professores em Matemática visando ao desenvolvimento para o exercício pleno da cidadania: um recorte da trajetóriaConcepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de História Natural (1934-1971) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.839-857. ISSN 2176-6681.

Analisa a conceituação da tecnologia segundo Vieira Pinto. Concentra-se no livro O Conceito de Tecnologia, o qual apresenta de forma condensada as reflexões de Vieira Pinto sobre o tema. Defende-se que as análises do autor sobre a tecnologia fornecem ao campo pedagógico conceitos que possibilitam a compreensão crítica da questão da tecnologia e de sua relação com a educação e, assim, fazem emergir possibilidades de superação do problema do tecnocentrismo, especialmente dentro do próprio campo pedagógico.

Palavras-chave : Tecnologia; Educação; Tecnocentrismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )