SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.94 número238Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CAROLA, Carlos Renato  e  CABRAL, Gladir Silva. Concepções de natureza e sensibilidade ambiental nos livros didáticos de História Natural (1934-1971). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2013, vol.94, n.238, pp.858-880. ISSN 2176-6681.

Teve por objetivo perceber e identificar sensibilidades ambientais e concepções de natureza cristalizadas nos manuais didáticos de História Natural que circularam pelas escolas brasileiras no período de 1934 a 1971. O trabalho situa-se no campo de pesquisa da História da Educação e, especificamente, foca-se na história de uma disciplina escolar. Foram identificados e catalogados 77 manuais didáticos de ensino de História Natural. Em termos mais específicos, procuramos perceber se os livros assimilaram o pensamento ecológico difundido por diversos intelectuais e cientistas que assumiram a causa da “proteção à natureza” no período histórico investigado. Os livros identificados e analisados foram encontrados na Biblioteca Nacional/Rio de Janeiro, na Biblioteca do Livro Didático da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), em bibliotecas de escolas públicas e em diversos sites. A metodologia de pesquisa fundamentou-se no método histórico, com orientações teóricometodológicas de História da Educação e História Ambiental.

Palavras-chave : História Natural; Sensibilidade Ambiental; Concepções de Natureza; Livros Didáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )