SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número239A educação em direitos humanos para amenizar os conflitos no cotidiano das escolas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CORREA, Rômulo Ferreira  y  MATOS, José Claudio. O crescimento da liberdade como fim educacional: a relação entre o pensamento reflexivo e a liberdade na obra de John Dewey. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.11-30. ISSN 2176-6681.

Propõe analisar a relação entre o cultivo do pensamento reflexivo e o crescimento da liberdade individual, tendo como fonte principal a obra Como Pensamos (1933), de John Dewey. Para ele, a finalidade da educação é formar indivíduos livres, capazes de direcionar sua conduta e adaptar as condições do ambiente a seu favor. Nesse caso, o crescimento da liberdade é um efeito da educação que estimula o indivíduo ao exercício contínuo do pensamento reflexivo. O presente discurso procura mostrar por que o conceito evolutivo de liberdade de Dewey é mais eficiente do que a teoria educacional criticada por ele, que confunde liberdade com espontaneidade e, por causa disso, considera a criança livre para dirigir suas atividades. Essa confusão resulta na condenação da autoridade do professor e na perigosa ideia de que o ser humano imaturo não precisa de direção externa para alcançar a liberdade.

Palabras clave : Dewey; Liberdade; Pensamento Reflexivo; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )