SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número239Currículos de formação de professores de língua portuguesa: instituições autônomas e o poder de sua históriaAlfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ALBUQUERQUE, Mayra Prates; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo  e  . Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramento. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.73-86. ISSN 2176-6681.

Tem como objetivo apresentar a pesquisa acerca das aprendizagens realizadas por uma acadêmica do curso de licenciatura em Pedagogia, descritas em um memorial reflexivo, enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid). Para análise do memorial de formação escrito pela bolsista ao longo de sua atuação no programa, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, da qual emergiram duas diferentes categorias: a) contribuições do Pibid na formação acadêmica; b) efeitos do Pibid na aprendizagem dos alunos atendidos pelo programa na escola de atuação. Conclui-se que a bolsista realizou atividades estratégicas que potencializou sua aprendizagem, como também estimulou a aprendizagem dos alunos da escola envolvidos no programa.

Palavras-chave : Programa de Iniciação à Docência; Memorial; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )