SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 issue239Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramentoDesempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

OLIVEIRA, José Sávio Bicho de  and  LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de. Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.87-111. ISSN 2176-6681.

Problematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário.

Keywords : Alfabetização Matemática; Educação Ribeirinha; Amazônia; Atuação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )