SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número239Memorial de formação escrito no decorrer da prática docente: aprendizagens sobre alfabetização e letramentoDesempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

OLIVEIRA, José Sávio Bicho de  e  LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de. Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em foco. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.87-111. ISSN 2176-6681.

Problematiza a atuação de professores que ensinam matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia paraense. Enfatizaram-se questões acerca do ensino-aprendizagem, no âmbito da alfabetização matemática, desenvolvidas em escolas situadas às margens ou nas proximidades dos rios da região nordeste do Pará. Os dados foram construídos com base em informações dadas por seis professores em sete escolas municipais. Os resultados identificam que a alfabetização matemática expressa no contexto ribeirinho ainda se restringe às experiências matemáticas estritamente baseadas em orientações didáticas e curriculares de âmbito global, sem levar em consideração a riqueza de possibilidades de conhecimentos sugeridas pelas experiências dos estudantes em seu contexto diário.

Palavras-chave : Alfabetização Matemática; Educação Ribeirinha; Amazônia; Atuação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )