SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número239Alfabetização matemática em classes multisseriadas de escolas ribeirinhas da Amazônia: atuação docente em focoEnsino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

FERNANDES, Cleonice Terezinha; DANTAS, Paulo Moreira Silva  e  MOURAO-CARVALHA, Maria Isabel. Desempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.112-138. ISSN 2176-6681.

As dificuldades de aprendizagem (DA) apresentam-se como desafio porque dizem respeito a alunos com bom desempenho cognitivo e baixo desempenho escolar, sem razões aparentes, excluída deficiência mental, privações socioeconômicas, perturbação emocional severa ou perda sensorial. Vasta diversidade conceitual inclui teóricos que associam DA com baixo desempenho psicomotor. O objetivo deste estudo foi verificar se há correlação entre DA em cálculo e psicomotricidade. Estudo descritivo e transversal com 37 escolares entre 7 e 12 anos com DA em cálculo constou dos testes cognitivo, acadêmico e psicomotor - lateralidade, noção de corpo e estruturação espaço-temporal. Verificou-se desempenho psicomotor bom, embora especificamente o fator espaço/tempo tenha mostrado correlação significativa com o desempenho matemático.

Palavras-chave : Psicomotricidade; Competência Psicomotora; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )