SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 issue239Desempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculosDocência em história: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

VILARONGA, Carla Ariela Rios  and  MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.139-151. ISSN 2176-6681.

Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa- ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola.

Keywords : Formação de Professores; Inclusão Escolar; Ensino Colaborativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )