SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número239Desempenho psicomotor de escolares com dificuldades de aprendizagem em cálculosDocência em história: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

VILARONGA, Carla Ariela Rios  e  MENDES, Enicéia Gonçalves. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.139-151. ISSN 2176-6681.

Para uma educação que atenda às demandas de todos os alunos, é necessário pensar em estratégias que busquem o sucesso na aprendizagem, entre elas o modelo de ensino colaborativo, quando o professor da sala comum trabalha em colaboração com o docente de educação especial. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as experiências práticas de ensino colaborativo dos professores de educação especial do município de São Carlos-SP, que participaram de uma formação na temática em 2011. O estudo é baseado na pesquisa- ação colaborativa. Os dados analisados trazem exemplos de coensino em diferentes estágios e reflexões sobre os fatores que podem contribuir para essa realidade na escola.

Palavras-chave : Formação de Professores; Inclusão Escolar; Ensino Colaborativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )