SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número239Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professoresA transposição didática na educação física escolar: o caminho formativo dos professores em formação inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando; GIL, Carmem Zeli  y  MEINERZ, Carla. Docência em história: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.152-174. ISSN 2176-6681.

Trata-se de um exercício de escrita inédito, resultado de reflexões realizadas pelo grupo de professores da área de ensino de História sobre o tema do ensino médio. A preocupação central é compreender o processo de mudanças no ensino médio propostas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelos governos estaduais, na perspectiva do ensino de História. Abordamos quatro enfoques conceituais e teóricos: o primeiro refere-se à própria compreensão dos processos de mudanças propostos e sua relação com o ensino de História; o segundo refere-se à centralidade da pesquisa, que assume um caráter de operador estratégico do princípio da interdisciplinaridade e da contextualidade; o terceiro consiste na compreensão do papel dos agentes principais do ensino médio, que são os jovens e as culturas juvenis; o quarto diz respeito ao tema da memória e do patrimônio, uma vez que o ensino de História consiste em um movimento de criação/recriação da memória histórica.

Palabras clave : Ensino Médio; Ensino de História; Pesquisa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )