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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando; GIL, Carmem Zeli  e  MEINERZ, Carla. Docência em história: implicações das novas disposições curriculares do ensino médio. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.239, pp.152-174. ISSN 2176-6681.

Trata-se de um exercício de escrita inédito, resultado de reflexões realizadas pelo grupo de professores da área de ensino de História sobre o tema do ensino médio. A preocupação central é compreender o processo de mudanças no ensino médio propostas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelos governos estaduais, na perspectiva do ensino de História. Abordamos quatro enfoques conceituais e teóricos: o primeiro refere-se à própria compreensão dos processos de mudanças propostos e sua relação com o ensino de História; o segundo refere-se à centralidade da pesquisa, que assume um caráter de operador estratégico do princípio da interdisciplinaridade e da contextualidade; o terceiro consiste na compreensão do papel dos agentes principais do ensino médio, que são os jovens e as culturas juvenis; o quarto diz respeito ao tema da memória e do patrimônio, uma vez que o ensino de História consiste em um movimento de criação/recriação da memória histórica.

Palavras-chave : Ensino Médio; Ensino de História; Pesquisa.

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