SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número240Escola de tempo integral e ludicidade: os pontos de vista de alunos do 1º ano do ensino fundamentalPolíticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Carla Augusta Nogueira Lima e  e  ISAYAMA, Hélder Ferreira. O currículo de cursos técnicos de lazer no Brasil: um estudo de caso da formação profissional. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.240, pp.276-303. ISSN 2176-6681.

Objetiva diagnosticar e analisar o perfil de formação profissional, por meio do estudo de caso do Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), que oferece curso técnico em lazer. O percurso metodológico combinou pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa documental se baseou na análise de projetos político-pedagógicos da instituição e do curso. Na pesquisa de campo, utilizamos a técnica de entrevista semiestruturada com nove docentes e com o coordenador do curso técnico em lazer. Com base nas análises, percebemos que o Cepa apresenta como objetivo a ideia de formar técnicos em lazer para atenderem a demanda do mercado, no entanto, foi possível observar que a abordagem atribuída a essa área não se restringe ao conceito de “mercadoria a ser consumida”. Nesse sentido, identificou-se uma preocupação em produzir e ministrar conhecimentos para além das competências técnicas no intuito de uma formação mais cidadã. O perfil do profissional formado contempla saberes teórico- práticos num viés multidisciplinar, na tentativa de qualificar os discentes para intervirem em diferentes espaços de vivência do lazer.

Palavras-chave : Lazer; Formação Profissional; Ensino Técnico; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )