SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número240Políticas públicas de democratização do acesso ao ensino superior e estrutura básica de formação no ensino médio regularDinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

KULESZA, Wojciech Andrzej. História da pedagogia no Brasil: a contribuição das pesquisas centradas em manuais de ensino. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.240, pp.328-345. ISSN 2176-6681.

Analisa três linhas de pesquisa, desenvolvidas neste século, focadas em manuais de pedagogia em circulação no Brasil. Após descrever seus instrumentos de pesquisa, é discutida a consistência de seus resultados, particularmente no que se refere às classificações dos manuais elaboradas pelas pesquisas. A partir dos tipos de manuais definidos por essas pesquisas, procura-se avaliar as possibilidades futuras desses programas de pesquisa, especialmente no que tange à ampliação de seus recortes temporais e espaciais. Do ponto de vista da história da pedagogia, argumenta-se sobre a maior potencialidade das pesquisas nessa área cuja categorização dos manuais contemple os modelos escolares historicamente adotados pela escola brasileira.

Palavras-chave : Manuais de Ensino; Modelos Escolares; Formação do Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )