SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número240História da pedagogia no Brasil: a contribuição das pesquisas centradas em manuais de ensinoEsboço de uma compreensão da circulação de ideias: orientações para um estudo das modas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ALBERTI, Taís Fim; ABEGG, Ilse; COSTA, Márcia Rejane Julio  e  TITTON, Mauro. Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissional. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.240, pp.346-362. ISSN 2176-6681.

Explicita resultados de pesquisa sobre dinâmicas de grupo e sua contribuição para aquisição de conhecimentos teórico-práticos. Realizamos ações em uma escola pública federal, envolvendo estudantes do terceiro semestre do Curso Técnico em Administração de Empresas. Para coleta de dados, planejamos, implementamos e avaliamos sequência didática centrada em dinâmicas de grupos tematizadas pelos conteúdos curriculares. Utilizaram-se questionários abertos para avaliar se as dinâmicas de grupo poderiam se constituir em atividades de estudo desenvolvimentais. Os resultados sinalizam que dinâmicas de grupo podem se configurar como uma prática pedagógica inovadora para o ensino centrado no desenvolvimento de competências e habilidades. Concluímos que a aprendizagem mediante dinâmicas de grupo pode se efetivar não apenas no plano teórico, mas também integrada à capacidade de atuar tanto em situações conhecidas como nas não previstas, desde que trabalhadas em sintonia com o conteúdo teórico da disciplina, planejada em ações e finalidades a serem alcançadas.

Palavras-chave : Teoria das Atividades; Dinâmica de Grupo; Educação Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )