SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número240Dinâmicas de grupo orientadas pelas atividades de estudo: desenvolvimento de habilidades e competências na educação profissionalImplantação e implementação do Proinfo no município de Bataguassu, Mato Grosso do Sul: o olhar dos profissionais da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CESTARI, Luiz Artur Santos. Esboço de uma compreensão da circulação de ideias: orientações para um estudo das modas educacionais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.240, pp.363-384. ISSN 2176-6681.

Este texto parte do anúncio da ocorrência de modismos no campo educacional e tem a intenção de estudar como uma ideia circula e se torna mais efetiva nos espaços de disseminação do conhecimento - revistas de divulgação científica, programas dos cursos de formação de educadores, propostas de políticas públicas para a educação ou ainda dissertações e teses publicadas em cursos de pós-graduação. Apresentamos nosso esboço em dois momentos. Inicialmente, tomados pela afirmação de alguns intelectuais no campo educacional, tentaremos expor por que eles anunciam os modismos, mas têm receio de incluir o fenômeno da moda de ideias no domínio de suas percepções. Posteriormente, indo além da constatação desse fenômeno, delimitaremos orientações para estudar a circulação de ideias no campo educacional e, particularmente, dos modismos educacionais, levando em consideração três contextos: emergência, recepção e disseminação.

Palavras-chave : Circulação de Ideias; Modas Educacionais; Disseminação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )