SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número240Implantação e implementação do Proinfo no município de Bataguassu, Mato Grosso do Sul: o olhar dos profissionais da educaçãoQuando o jogo na escola é bem mais que jogo: possibilidades de intervenção pedagógica no jogo de regras Set Game índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SILVA, Jefferson Olivatto da. Ações inclusivas no ensino superior brasileiro. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.240, pp.414-430. ISSN 2176-6681.

Partindo de uma concepção etnográfica das práticas escolares da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR), constatou-se a dinâmica de grupos relativa às interações e fronteiras simbólicas que permeavam as aprendizagens. Esses processos abrangiam o ciclo espaciotemporal do ensino superior: acesso, permanência e sucesso inseridos em uma comunidade de aprendizagem ampla. Nesse sentido, um programa foi desenvolvido para coordenar as ações que pudessem desdobrar as aprendizagens em termos de medidas pedagógicas inclusivas nas interações pedagógicas, funcionais e administrativas, compreendendo o espaço universitário como uma comunidade de aprendizagem ampla, que oferece diversas fontes para otimizar a formação profissional e acadêmica.

Palavras-chave : Antropologia Educacional; Pesquisa/Ação; Inclusão; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )