SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número241El Contrato Social de la pax capitalis: la necesidad de un juicio educativo en redPercepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BATISTA, Gustavo Araújo. Montaigne: a fundamentação da educação nos moldes céticos e estoicos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.497-507. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/296711269.

Afirma-se que a filosofia de Montaigne, sob a perspectiva educacional, oferece a possibilidade de uma pedagogia pautada no ceticismo intelectual e no estoicismo moral. Em virtude da necessidade de aproximar filosofia e educação, demonstra-se a aplicabilidade do pensamento filosófico de Montaigne à reflexão educacional, apresentando uma visão panorâmica da sua vida e de seus Ensaios. O referencial teórico desta pesquisa bibliográfica é o materialismo histórico-dialético.

Palabras clave : Ceticismo; Educação; Estoicismo; Filosofia; Montaigne.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )