SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número241O Contrato Social da pax capitalis: a necessidade de juízo educativo em redePercepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BATISTA, Gustavo Araújo. Montaigne: a fundamentação da educação nos moldes céticos e estoicos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.497-507. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/296711269.

Afirma-se que a filosofia de Montaigne, sob a perspectiva educacional, oferece a possibilidade de uma pedagogia pautada no ceticismo intelectual e no estoicismo moral. Em virtude da necessidade de aproximar filosofia e educação, demonstra-se a aplicabilidade do pensamento filosófico de Montaigne à reflexão educacional, apresentando uma visão panorâmica da sua vida e de seus Ensaios. O referencial teórico desta pesquisa bibliográfica é o materialismo histórico-dialético.

Palavras-chave : Ceticismo; Educação; Estoicismo; Filosofia; Montaigne.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )