SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número241Montaigne: a fundamentação da educação nos moldes céticos e estoicosComprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FAGUNDES, Caterine Vila. Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratório. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.508-525. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/310212495.

Este artigo tem como objetivo descrever o perfil de acesso dos alunos de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a percepção deles sobre a experiência educativa prévia ao ingresso à universidade. Discute-se, ainda, o desempenho acadêmico como indicador de qualidade do acesso à educação superior. Este estudo é do tipo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos por meio de questionário e procedeu-se ao tratamento estatístico recorrendo ao programa "SPSS" (versão 12.0). Evidencia-se, como resultado da amostra, um regular domínio de competências e habilidades adquiridas que facilitam o desenvolvimento de novas aprendizagens na educação superior. Conclui-se que é iminente a instauração de intervenções na orientação para o acesso à educação superior visando à qualidade do processo educativo.

Palabras clave : Acesso à Educação Superior; Desempenho Acadêmico; Intervenção Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )