SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número241Percepção dos estudantes universitários acerca do acesso à educação superior: um estudo exploratórioAprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FELICETTI, Vera Lucia. Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.526-543. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/301911955.

Objetiva verificar questões relacionadas ao acesso, à permanência e à formação de acadêmicos que foram alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni). A metodologia usada teve enfoque quanti-quali, objetivo explicativo e procedimento técnico ex post facto. A pesquisa envolveu Prounistas de uma instituição de educação superior comunitária do Rio Grande do Sul que já estavam graduados em 2010 (198) e que responderam ao instrumento de pesquisa (134). Os resultados encontrados evidenciaram a ampliação do acesso à universidade para alunos oriundos de grupos minoritários; apontaram o comprometimento como fator de superação de dificuldades encontradas no percurso acadêmico; e indicaram a relação positiva entre empregabilidade, trabalho e satisfação, além de apontarem a influência positiva às pessoas do núcleo familiar e, por extensão, à sociedade, no que diz respeito a retomarem e/ou continuarem os estudos.

Palabras clave : Comprometimento; Acesso; Permanência; Formação Acadêmica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )