SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número241Comprometimento do aluno ProUni: acesso, persistência e formação acadêmicaMonitoria: fonte de saberes à docência superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BARROS, Rita; MONTEIRO, Angélica Reis  e  MOREIRA, José António Marques. Aprender no ensino superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.544-566. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/305811495.

Pretende analisar a relação entre a aprendizagem, com base na apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar, e a disposição que apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida (ALV). O rationale teórico inscreve-se na Teoria de Biggs (1987), no que concerne às abordagens de aprendizagem por parte do estudante, e no princípio orientador da ALV. Procedemos a um estudo comparativo-correlacional, com uma amostra constituída por 163 estudantes do ensino superior. As abordagens de aprendizagem foram avaliadas por meio da tradução luso-portuguesa da validação brasileira da escala Revised Two-factor Study Process Questionnaire (R-SPQ-2F). Os resultados obtidos permitem-nos associar a abordagem profunda a algumas características do aprendiz ao longo da vida.

Palavras-chave : Ensino Superior; Estilos de Aprendizagem; Aprendizagem ao Longo da Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )