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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

DANTAS, Otilia Maria. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.567-589. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/301611386.

O estudo visa delinear as concepções de duas universidades públicas federais sobre o papel e a importância da monitoria para a docência superior no que tange à letra da lei e à visão de alguns professores e alunos. Foram analisados projetos de ensino, entrevistas, dados estatísticos de distribuição de bolsas e legislações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de Brasília (UnB). Para estes, a monitoria objetiva contribuir para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Pensada a partir do processo de ensino, a monitoria leva o professor a envolver o monitor na aula, no planejamento e na avaliação. Os resultados revelam que o interesse pela monitoria proporciona incentivo à docência superior, experiência e possibilidade de o aluno-monitor enriquecer o seu currículo para além do interesse financeiro, estimulando a formação crítica dos saberes próprios da docência superior.

Palavras-chave : Monitoria; Formação de Professores; Ensino.

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