SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número241Monitoria: fonte de saberes à docência superiorO que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

EUGENIA VICENTE, María. Professores de Educação: perfis e práticas profissionais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.590-608. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/313512567.

Perante as mudanças ocorridas no campo profissional de Ciências da Educação, este artigo é um projeto de pesquisa cujo objetivo é reconstruir os perfis dos formandos em relação a: idade, gênero, formação, constituição familiar, trabalho e locais de residência. Para isso, usamos três fontes de dados, 730 arquivos de licenciados, um questionário aplicado a uma amostra de 92 formandos e censos ou anuários estatísticos que permitem contextualizar a unidade de análise. As características do perfil sociodemográfico dos licenciados em Ciências da Educação fornecem dados para avançar a pesquisa futura em relação às biografias e aos percursos educativos e de trabalho de graduados.

Palabras clave : Ciências da Educação; Perfil Demográfico; Graduados; Campo Profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )