Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
EUGENIA VICENTE, María. Professores de Educação: perfis e práticas profissionais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.590-608. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/313512567.
Perante as mudanças ocorridas no campo profissional de Ciências da Educação, este artigo é um projeto de pesquisa cujo objetivo é reconstruir os perfis dos formandos em relação a: idade, gênero, formação, constituição familiar, trabalho e locais de residência. Para isso, usamos três fontes de dados, 730 arquivos de licenciados, um questionário aplicado a uma amostra de 92 formandos e censos ou anuários estatísticos que permitem contextualizar a unidade de análise. As características do perfil sociodemográfico dos licenciados em Ciências da Educação fornecem dados para avançar a pesquisa futura em relação às biografias e aos percursos educativos e de trabalho de graduados.
Palabras clave : Ciências da Educação; Perfil Demográfico; Graduados; Campo Profissional.