SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 issue241Education Teachers: profiles and professional practicesContributions of an experiment about the content of Information Treatment in the Pro-Literacy in Mathematics Program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MIZIARA, Leni Aparecida Souto; RIBEIRO, Ricardo  and  BEZERRA, Giovani Ferreira. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.609-635. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/302712683.

Visa identificar os estudos sobre a atuação do coordenador pedagógico, em seus entraves e avanços, fundamentando-se numa revisão de literatura. O levantamento bibliográfico, pautado em um referencial crítico-reflexivo, possibilitou explicitar a tese central de diversas pesquisas realizadas sobre a temática, as quais revelam, com maior ou menor ênfase, dados sobre o papel desempenhado pelo coordenador pedagógico no contexto escolar. Os pesquisadores atribuem aos coordenadores a responsabilidade precípua de mediar a formação continuada dos docentes, no entanto, fica patente o envolvimento dos coordenadores em atividades de caráter burocrático e trivial, limitando, assim, o alcance político e pedagógico de seu trabalho. Para a superação dessa realidade, torna-se necessário que professores e coordenadores busquem formação e afirmação como sujeitos competentes técnica e politicamente.

Keywords : Política; Coordenador Pedagógico; Coordenador de Área; Formação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )