SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 issue241What the researches reveal about the performance of pedagogical coordinatorsSubject, education, and work with the Portuguese Language in basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GIUSTI, Neura Maria De Rossi  and  JUSTO, Jutta Cornelia Reuwsaat. Contribuições de uma experiência sobre o conteúdo de Tratamento da Informação no programa Pró-Letramento em Matemática. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.636-661. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/291611145.

A pesquisa investiga as ações e as contribuições de uma formação continuada nos anos iniciais do ensino fundamental para a prática pedagógica de 18 professores do município de Vacaria, Rio Grande do Sul (RS), envolvendo os conteúdos de Tratamento da Informação (TI), com base no programa Pró-Letramento em Matemática. A pesquisa é qualitativa e tem o estudo de caso como abordagem. A coleta de dados foi composta por questionários, entrevistas, gravações em áudio e análise documental. Os resultados apontaram que a proposta de formação atendeu às expectativas da maioria dos professores de alcançar novos conhecimentos teóricos sobre o conteúdo e seu processo de ensino e aprendizagem, bem como contribuiu para o desenvolvimento de estratégias para a prática pedagógica.

Keywords : Educação Matemática; Formação Continuada; Letramento; Tratamento da Informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )