SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número241O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógicoSujeito, educação e o trabalho com a Língua Portuguesa na escola básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GIUSTI, Neura Maria De Rossi  e  JUSTO, Jutta Cornelia Reuwsaat. Contribuições de uma experiência sobre o conteúdo de Tratamento da Informação no programa Pró-Letramento em Matemática. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.636-661. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/291611145.

A pesquisa investiga as ações e as contribuições de uma formação continuada nos anos iniciais do ensino fundamental para a prática pedagógica de 18 professores do município de Vacaria, Rio Grande do Sul (RS), envolvendo os conteúdos de Tratamento da Informação (TI), com base no programa Pró-Letramento em Matemática. A pesquisa é qualitativa e tem o estudo de caso como abordagem. A coleta de dados foi composta por questionários, entrevistas, gravações em áudio e análise documental. Os resultados apontaram que a proposta de formação atendeu às expectativas da maioria dos professores de alcançar novos conhecimentos teóricos sobre o conteúdo e seu processo de ensino e aprendizagem, bem como contribuiu para o desenvolvimento de estratégias para a prática pedagógica.

Palavras-chave : Educação Matemática; Formação Continuada; Letramento; Tratamento da Informação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )