SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 issue241Contributions of an experiment about the content of Information Treatment in the Pro-Literacy in Mathematics ProgramProfile, conceptions and pedagogical practices of teachers working in multigrade classes of public schools in Sergipe author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MAGALHAES, Tânia Guedes  and  CYRANKA, Lucia Furtado de Mendonça. Sujeito, educação e o trabalho com a Língua Portuguesa na escola básica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.662-675. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/304812685.

Este trabalho aborda as concepções de sujeito e educação no âmbito do ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Retomamos as palavras de Bakhtin (2006), que enfatiza o lugar e a participação do indivíduo no processo de sua constituição como ser social, sujeito às forças exteriores que sobre ele atuam em diferentes níveis e em variadas proporções, capazes de influenciar na sua constituição como membro da comunidade na qual deixa sua marca. Na enunciação, o sujeito está imerso em uma situação social, necessitando, então, adaptar-se ao contexto imediato e aos interlocutores para interagir por meio da linguagem. Nesse sentido, são os gêneros textuais/discursivos que tornam a comunicação humana possível, como formações sócio-históricas firmadas pela interação social. Um ensino que pretende fazer com que o aluno seja capaz de interagir com o outro por meio da oralidade e da escrita deve tomar como objeto tais gêneros para o desenvolvimento da competência discursiva em situações reais. Aí está o verdadeiro sentido de ensinar: fazer com que o aluno seja capaz de interferir na busca de sentidos, tornando-se agente de sua própria história.

Keywords : Sujeito; Concepção De Linguagem; Ensino de Língua Portuguesa; Gêneros Textuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )