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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MAGALHAES, Tânia Guedes  y  CYRANKA, Lucia Furtado de Mendonça. Sujeito, educação e o trabalho com a Língua Portuguesa na escola básica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.662-675. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/304812685.

Este trabalho aborda as concepções de sujeito e educação no âmbito do ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Retomamos as palavras de Bakhtin (2006), que enfatiza o lugar e a participação do indivíduo no processo de sua constituição como ser social, sujeito às forças exteriores que sobre ele atuam em diferentes níveis e em variadas proporções, capazes de influenciar na sua constituição como membro da comunidade na qual deixa sua marca. Na enunciação, o sujeito está imerso em uma situação social, necessitando, então, adaptar-se ao contexto imediato e aos interlocutores para interagir por meio da linguagem. Nesse sentido, são os gêneros textuais/discursivos que tornam a comunicação humana possível, como formações sócio-históricas firmadas pela interação social. Um ensino que pretende fazer com que o aluno seja capaz de interagir com o outro por meio da oralidade e da escrita deve tomar como objeto tais gêneros para o desenvolvimento da competência discursiva em situações reais. Aí está o verdadeiro sentido de ensinar: fazer com que o aluno seja capaz de interferir na busca de sentidos, tornando-se agente de sua própria história.

Palabras clave : Sujeito; Concepção De Linguagem; Ensino de Língua Portuguesa; Gêneros Textuais.

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