SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.95 número241Contribuições de uma experiência sobre o conteúdo de Tratamento da Informação no programa Pró-Letramento em MatemáticaPerfil, concepções e práticas pedagógicas de professores que atuam em turmas multisseriadas de escolas públicas de Sergipe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

MAGALHAES, Tânia Guedes  e  CYRANKA, Lucia Furtado de Mendonça. Sujeito, educação e o trabalho com a Língua Portuguesa na escola básica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.662-675. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/304812685.

Este trabalho aborda as concepções de sujeito e educação no âmbito do ensino de Língua Portuguesa na educação básica. Retomamos as palavras de Bakhtin (2006), que enfatiza o lugar e a participação do indivíduo no processo de sua constituição como ser social, sujeito às forças exteriores que sobre ele atuam em diferentes níveis e em variadas proporções, capazes de influenciar na sua constituição como membro da comunidade na qual deixa sua marca. Na enunciação, o sujeito está imerso em uma situação social, necessitando, então, adaptar-se ao contexto imediato e aos interlocutores para interagir por meio da linguagem. Nesse sentido, são os gêneros textuais/discursivos que tornam a comunicação humana possível, como formações sócio-históricas firmadas pela interação social. Um ensino que pretende fazer com que o aluno seja capaz de interagir com o outro por meio da oralidade e da escrita deve tomar como objeto tais gêneros para o desenvolvimento da competência discursiva em situações reais. Aí está o verdadeiro sentido de ensinar: fazer com que o aluno seja capaz de interferir na busca de sentidos, tornando-se agente de sua própria história.

Palavras-chave : Sujeito; Concepção De Linguagem; Ensino de Língua Portuguesa; Gêneros Textuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )