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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versión On-line ISSN 2176-6681
Resumen
PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Perfil, concepções e práticas pedagógicas de professores que atuam em turmas multisseriadas de escolas públicas de Sergipe. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2014, vol.95, n.241, pp.676-695. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/304612686.
Analisa alguns aspectos da organização da escolarização em multisséries, tomando-se como referência o Estado de Sergipe e descrevendo o perfil, as concepções e as práticas pedagógicas de professores que atuam em turmas multisseriadas de escolas públicas. Os dados apresentados são decorrentes da análise estatística de informações disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e de pesquisas realizadas com professores de escolas públicas de Sergipe. A pesquisa mostrou que a organização da escolarização em multisséries possui diferentes formas e tem como pressuposto central a junção de anos/séries, desconsiderando o elemento idade e inibindo uma possível intervenção pedagógica decorrente da diversidade de sujeitos e tempos de vida. Por isso, é preciso que os professores tenham um olhar mais atento aos sujeitos do campo e construam uma intervenção pedagógica que ultrapasse os aspectos administrativos de enturmação. A análise das concepções e das práticas de professores que atuam em turmas multisseriadas evidenciou que o trabalho docente está engessado por determinações externas e por barreiras administrativas, inibindo novas reflexões e práticas que rompam com as lógicas tradicionais da seriação, permeadas de elementos excludentes. O artigo pretende contribuir para a disseminação de reflexões e políticas na área da educação do campo, sobretudo em escolas que possuem organização da escolarização em multisséries.
Palabras clave : Multisseriação; Educação do Campo; Prática Pedagógica.