SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue242Social networks on the internet and their appropriations by young Brazilian and Portuguese studentsBlank interval as a sign in the process of appropriation of writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MEDEIROS, Mário  and  BEZERRA, Edileuza de Lima. Contribuições das neurociências ao processo de alfabetização e letramento em uma prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.242, pp.26-41. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/316512801.

Destaca contribuições das neurociências à compreensão dos processos neurocerebrais envolvidos no ensino-aprendizagem e mostra como essas contribuições podem ser utilizadas em associação com a teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (2002) e com a Psicogênese da Língua Escrita de Ferreiro e Teberosky (1979). Defende a necessidade de familiarizar os profissionais da educação com conhecimentos referentes a esses processos para conduzir à melhoria do desempenho acadêmico vigente na maioria de nossas escolas

Keywords : educação; neurociências; aprendizagem significativa..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )