SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número242As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolarIntervalo em branco como signo no processo de apropriação da escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

MEDEIROS, Mário  y  BEZERRA, Edileuza de Lima. Contribuições das neurociências ao processo de alfabetização e letramento em uma prática do Projeto Alfabetizar com Sucesso. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.242, pp.26-41. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/316512801.

Destaca contribuições das neurociências à compreensão dos processos neurocerebrais envolvidos no ensino-aprendizagem e mostra como essas contribuições podem ser utilizadas em associação com a teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel (2002) e com a Psicogênese da Língua Escrita de Ferreiro e Teberosky (1979). Defende a necessidade de familiarizar os profissionais da educação com conhecimentos referentes a esses processos para conduzir à melhoria do desempenho acadêmico vigente na maioria de nossas escolas

Palabras clave : educação; neurociências; aprendizagem significativa..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )