SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número242Contribuições das neurociências ao processo de alfabetização e letramento em uma prática do Projeto Alfabetizar com SucessoCompreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ARENA, Dagoberto Buim. Intervalo em branco como signo no processo de apropriação da escrita. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.242, pp.42-60. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/331512910.

Debate as funções e a importância do espaço ou do intervalo em branco no processo de alfabetização das crianças e pretende compreender seu papel como signo no processo de apropriação dos enunciados discursivos. Apresentam-se argumentos que interrogam a natureza estritamente alfabética da língua e que se contrapõem à necessidade de desenvolvimento da consciência fonológica. Defende-se o princípio de que há "um pensamento de tela" culturalmente construído por caracteres e signos, entre os quais se encontram os intervalos em branco ou espaços em branco. Duas figuras coletadas em um caderno de uma escola francesa são analisadas com o objetivo de mostrar a criação de intervalos sem que suas funções sejam percebidas. Defende-se ainda a tese de que a criança se apropria do discurso e, por essa razão, os intervalos ganham importantes funções durante o processo de conceituação das unidades discursivas

Palabras clave : alfabetização; leitura; espaço em branco; escrita alfabética..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )