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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

XAVIER, Rosineide Barbosa  y  SZYMANSKI, Heloisa. Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.242, pp.61-78. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/3343-1291.

Sintetiza uma pesquisa que investigou como gestores, educadores e representantes de uma comunidade da zona norte de São Paulo compreenderam diálogo a partir da experiência de construção coletiva de um projeto político-pedagógico de duas organizações educativas. Fundamentando-se em Martin Buber e Paulo Freire, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando-se de entrevista reflexiva coletiva. Os resultados apontaram para a compreensão de diálogo como conversa, participação, silêncio, integração e construção de conhecimento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico mostrou a vontade de dialogar e a necessidade de maior disposição para ouvir o outro, desvelando diálogo como caminho de transformação social e busca por reconhecer o valor das relações interpessoais

Palabras clave : diálogo; Martin Buber; Paulo Freire..

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