SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue242Pedagogical practices and didactic material of the "Read and Write Program" in the first grade of elementary schoolImplementation of the National Program of Educational Technology - ProInfo: revelations of researches conducted in Brazil between 2007 and 2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BUSS-SIMAO, Márcia; ROCHA, Eloisa Acires Candal  and  GONCALVES, Fernanda. Percursos e tendências da produção científica sobre crianças de 0 a 3 anos na Anped. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.242, pp.96-111. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/335812912.

Resulta de um levantamento dos trabalhos apresentados no GT07: Educação de crianças de 0 a 6 anos, nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), entre os anos de 2003 e 2013, com o objetivo de mapear a produção científica sobre as crianças de zero a três anos de idade. Para a busca dos trabalhos, foram definidas algumas palavras-chave: educação infantil; creche; berçário; crianças pequenas; bebês; zero (0) a três (3). A primeira busca foi realizada nos resumos e nas palavras-chave propostas no próprio artigo, e, quando necessário, recorreu-se ao trabalho completo. A partir dessa busca, foram localizados 23 trabalhos que abordavam a temática, e estes foram lidos na íntegra para categorização e análise. Com base na leitura dos trabalhos, utilizando a estratégia metodológica de análise de conteúdo, foi possível, por meio de método indutivo, agrupá-los em temáticas: "dimensão pedagógica", "perspectivas sociológicas", "políticas para educação infantil" e "história". Destaca-se que no período entre os anos de 2003 a 2013 um total de 175 trabalhos foi apresentado no GT07, dos quais somente 23 trabalhos tiveram como preocupação as crianças de zero a três anos. Embora esse número seja muito inferior ao total, revela-se uma crescente preocupação e prioridade da área em relação à situação da creche e das crianças pequenas.

Keywords : educação infantil; produção científica; zero a três..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )