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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

FERNANDES, Anoel. A organização do ensino na rede pública estadual paulista: análise a partir da teoria crítica da sociedade. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.242, pp.162-179. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/323712627.

Estudo de caráter bibliográfico sobre o surgimento dos conceitos de "ciclos" e "progressão continuada" e a forma como foram inseridos na rede pública estadual paulista. Apesar de criados com finalidades e contextos distintos, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE), ao reorganizar a rede pública estadual paulista em 1998, realizou a junção dos ciclos com a progressão continuada. Tendo como referencial de análise a teoria crítica da sociedade, constata que os fechamentos dos universos político e da locução realizados pela linguagem oficial, ao sancionarem os conceitos de ciclos e progressão continuada como pertencentes à mesma forma de organização do ensino, podem remeter os professores ao pensamento unidimensional, e, por conseguinte, à concepção dos ciclos e da progressão continuada como sinônimos, tal como propõe a SEE

Palavras-chave : ciclos; progressão continuada; linguagem oficial; Estado de São Paulo.

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