SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número242A concepção dos professores e educadores de educação infantil sobre o saber de Morin: ensinar a condição humana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ALBUQUERQUE, Carolina de; VICENTINI, Juliana de Oliveira  y  PIPITONE, Maria Angélica Penatti. O júri simulado como prática para a educação ambiental crítica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.242, pp.199-215. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/324212620.

A complexidade da questão ambiental e a dificuldade de tratar deste tema interdisciplinar são problemas que precisam ser encarados no dia a dia dos professores em todos os níveis educacionais. Com a intenção de efetuar uma tentativa de Educação Ambiental Crítica, foi realizada uma atividade de extensão intitulada "O rio e a escola", envolvendo discentes de pós-graduação e do ensino médio de uma escola pública. O objetivo da extensão, por meio de intervenções teóricas e práticas, foi fazer com que os estudantes de ensino médio percebessem a complexidade e a importância da questão ambiental e a relacionassem com o seu cotidiano. Analisaremos aqui a prática de júri simulado como recurso pedagógico para a proposta de Educação Ambiental Crítica, aliada à atividade teórica sobre questões legislativas e ambientais. Concluímos pela necessidade de aliar atividades educativas práticas às atividades teóricas no tratamento de questões ambientais complexas, focando-as em problemas reais, para que os discentes possam emancipar-se e desenvolver a competência para a análise crítica e tomada de decisões em torno da questão ambiental.

Palabras clave : meio ambiente e educação; educação ambiental; ensino médio; extensão universitária..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )