SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número243Tendências, desafios e potenciais da educação internacional e comparada na atualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

GOMES, Candido Alberto. Educação comparada no Brasil: esboço de agenda. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.243-258. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/359313453.

Partindo de breve histórico da educação comparada no Brasil, rastrearam-se as publicações da área, isto é, artigos, dissertações e teses. Além da revisão da literatura, foram identificados os artigos de acesso aberto publicados eletronicamente até 2014, de autores brasileiros ou não, em periódicos do Brasil. A distribuição temática mostra que o maior interesse da educação comparada está nas visões macroscópicas e nas suas dimensões internacionais, ou seja, nas políticas educacionais. O número de trabalhos se manteve estável no último decênio, apesar da globalização, e Portugal e os países latino-americanos foram os principais focos de comparação. No sentido da agenda, nota-se que a maioria dos trabalhos se circunscreve ao eixo ibero-americano, possivelmente por dificuldades linguísticas. Um dos temas que requerem massa crítica é a avaliação educacional, inclusive internacional, de que o País vem participando. No rumo de uma agenda, alerta-se para as dificuldades suscitadas por um arco ideológico que tem nas pontas o isolacionismo e a imitação acrítica. Igualmente, aponta-se a necessidade de aplicar os métodos quantitativos, embora sem sacralizá-los. Por fim, convida-se à qualidade e ao pluralismo teórico e metodológico, ainda que a educação comparada mantenha número modesto de publicações.

Palabras clave : educação comparada; sistemas educacionais; políticas públicas em educação; pesquisa da educação; globalização e educação; Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )