SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número243Educação comparada no Brasil: esboço de agendaAvaliação dos impactos sociais oriundos da interiorização da Universidade Federal do Ceará (UFC) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

AMARAL, Marcelo Parreira do. Tendências, desafios e potenciais da educação internacional e comparada na atualidade. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.259-281. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/367213422.

Aborda a educação internacional e comparada (EIC) como disciplina acadêmica, considerando seus desafios e sua atualidade tanto no meio acadêmico quanto nos círculos políticos. Sugere uma definição de trabalho para a EIC enquanto campo de estudo e pesquisa e descreve tendências e desenvolvimentos nesse campo que se mostram entre os mais proeminentes nos últimos anos. O artigo discute alguns dos desafios centrais na atualidade para a comparação como método de produção de conhecimento e aponta os potenciais da EIC para o estudo da educação no século 21. Conclui que a EIC apresenta claros sinais de renascimento, com desenvolvimentos intelectuais importantes tanto na base conceitual e teórica quanto no repertório metodológico da disciplina, conforme ilustram as pesquisas multiníveis.

Palabras clave : educação internacional e comparada; Alemanha; Europa; comparação; pesquisa multinível.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )