SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue243The quota policy in the perspective of academic performance at the Universidade Federal de UberlândiaAnalysis of formative necessities of freshman professors at a public university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LACERDA, Andreson Lopes de  and  SILVA, Tatiana da. Materiais e estratégias didáticas em ambiente virtual de Aprendizagem. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.321-342. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/337812844.

Discute as bases teóricas e metodológicas da elaboração de material didático para uma disciplina presencial de Física Básica, no âmbito da graduação, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), assim como a integração deste enquanto ferramenta de apoio ao ensino presencial. A área da Física possui variados recursos digitais, disponíveis em rede, para serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Tais possibilidades estão baseadas em pesquisas e relatos de experiências que têm resultado em melhorias na aprendizagem e em potencialidades de abordagem de conceitos e temas dessa área do conhecimento. Assim, propõe-se integrar nossos olhares àqueles já lançados para esses recursos disponíveis em rede, a fim de pensá-los na perspectiva do design instrucional (DI), que vem auxiliar na estruturação de conteúdos, na sugestão da maneira mais adequada para sua apresentação e na união com atividades de aprendizagem elaboradas e implementadas por meio das ferramentas do AVA. Os resultados mostram que, do ponto de vista dos alunos, o AVA desenvolvido atende aos objetivos pretendidos porque complementa as discussões em sala, diversifica o conteúdo e atende a diferentes estilos de aprendizagem

Keywords : design instrucional; ensino superior; física; educação on-line.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )