SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número243A lei de cotas na perspectiva do desempenho acadêmico na Universidade Federal de UberlândiaAnálise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

LACERDA, Andreson Lopes de  e  SILVA, Tatiana da. Materiais e estratégias didáticas em ambiente virtual de Aprendizagem. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.321-342. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/337812844.

Discute as bases teóricas e metodológicas da elaboração de material didático para uma disciplina presencial de Física Básica, no âmbito da graduação, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), assim como a integração deste enquanto ferramenta de apoio ao ensino presencial. A área da Física possui variados recursos digitais, disponíveis em rede, para serem utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Tais possibilidades estão baseadas em pesquisas e relatos de experiências que têm resultado em melhorias na aprendizagem e em potencialidades de abordagem de conceitos e temas dessa área do conhecimento. Assim, propõe-se integrar nossos olhares àqueles já lançados para esses recursos disponíveis em rede, a fim de pensá-los na perspectiva do design instrucional (DI), que vem auxiliar na estruturação de conteúdos, na sugestão da maneira mais adequada para sua apresentação e na união com atividades de aprendizagem elaboradas e implementadas por meio das ferramentas do AVA. Os resultados mostram que, do ponto de vista dos alunos, o AVA desenvolvido atende aos objetivos pretendidos porque complementa as discussões em sala, diversifica o conteúdo e atende a diferentes estilos de aprendizagem

Palavras-chave : design instrucional; ensino superior; física; educação on-line.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )