SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número243Materiais e estratégias didáticas em ambiente virtual de AprendizagemA base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de professores de Química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

LIMA, Emília Freitas de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.343-358. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/337612864.

Discute pesquisa sobre necessidades formativas de docentes universitários. Entende necessidade como distância entre uma situação real e uma ideal, nos níveis subjetivo e objetivo (Benedito; Imbernón; Félez, 2001). Utilizou-se de questionário, com perguntas fechadas e abertas, aplicado a docentes recém-admitidos numa universidade pública. Os resultados contrapõem-se às demandas dos professores (nível subjetivo), voltadas notadamente para a dimensão técnica, a necessidade de a formação continuada considerar as características da universidade no/do mundo atual (nível objetivo), exigindo da função docente competência técnica e científica e atuação em dimensões igualmente importantes, como a cultural, a ética, a estética, a tecnológica, a ambiental.

Palabras clave : ensino superior; necessidade de formação profissional; formação continuada de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )