SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue243Analysis of formative necessities of freshman professors at a public universityThe learning of Chemistry in the conception of teachers and students of high school: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

FREIRE, Leila Inês Follmann  and  FERNANDEZ, Carmen. A base de conhecimentos dos professores, a reflexão e o desenvolvimento profissional: um estudo de caso a partir da escrita de diários de aula por estagiários de professores de Química. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.359-379. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/340213314.

Analisamos 70 diários de aula, produzidos por três professores em formação inicial durante atividades de docência supervisionada no período de estágio curricular em ensino de química. No discurso dos diários, há evidências sobre os conhecimentos para o ensino acerca dos quais os estagiários refletiram. Pautamo-nos no indicador de ensino reflexivo para classificar o discurso dos diários como reflexivo ou não e na base de conhecimentos para o ensino para identificar os tipos de conhecimentos envolvidos na reflexão dos estagiários. Os resultados indicam que os estagiários refletiram mais sobre aspectos do conhecimento de professores relacionados ao conhecimento pedagógico geral e ao pedagógico do conteúdo e pouco sobre aspectos envolvendo o contexto dos estudantes e o conhecimento do conteúdo específico. No intuito de contribuir para que os diários dos professores se tornem ferramentas efetivas no desenvolvimento profissional de licenciandos, propomos um roteiro de orientação à reflexão sobre a própria prática docente

Keywords : base de conhecimentos para o ensino; reflexão; diário de classe do professor; estagiários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )