SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue243The learning of Chemistry in the conception of teachers and students of high school: a case studyCommunication skills in early literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SOUZA, Jaqueline Aparecida de  and  PAIXAO, Jairo Antônio da. A prática do bom professor de Educação Física na perspectiva dos alunos do ensino médio. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.399-415. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/333612962.

Analisa a prática pedagógica do docente de Educação Física considerado bom professor na perspectiva dos alunos do ensino médio. A partir de uma investigação de campo descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral composto por professores considerados bons pelos seus alunos, percebeu-se um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares e, ainda, lançam mão da proximidade com seus alunos para discutir temas relacionados a comportamento, valores éticos e conduta tanto na escola como fora dela. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional

Keywords : prática pedagógica; professor; Educação Física.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )