SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número243O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de casoLas competencias de comunicación en el inicio de la lectoescritura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SOUZA, Jaqueline Aparecida de  y  PAIXAO, Jairo Antônio da. A prática do bom professor de Educação Física na perspectiva dos alunos do ensino médio. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.399-415. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/333612962.

Analisa a prática pedagógica do docente de Educação Física considerado bom professor na perspectiva dos alunos do ensino médio. A partir de uma investigação de campo descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral composto por professores considerados bons pelos seus alunos, percebeu-se um padrão tradicional nas aulas quanto à abordagem pedagógica adotada, bem como a hegemonia do conteúdo esporte. No entanto, esses professores buscam articular a Educação Física às demais disciplinas em trabalhos interdisciplinares e, ainda, lançam mão da proximidade com seus alunos para discutir temas relacionados a comportamento, valores éticos e conduta tanto na escola como fora dela. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional

Palabras clave : prática pedagógica; professor; Educação Física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )