SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número243A prática do bom professor de Educação Física na perspectiva dos alunos do ensino médioPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD) - Acervos Complementares: vivência das estratégias de leitura na alfabetização índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

GONZALEZ GARCIA, Javier. As habilidades de comunicação no início da alfabetização. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.416-438. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/335613105.

O artigo aborda a evolução dos processos de construção conjunta de conhecimento de escrita entre uma professora e seus alunos quando resolvem, coletivamente, diversas tarefas provenientes do enfoque construtivista e significativo da linguagem escrita. A análise parte de um estudo longitudinal nos dois primeiros anos do ensino pré-escolar, sendo filmadas doze tríades de alunos a cada trimestre. A investigação foca na forma como as crianças constroem suas próprias ideias sobre a escrita a partir da experiência que vão adquirindo e do contato mais direto e orientação fornecida pela escola. Para isso, fornecemos diferentes sequências discursivas que mostram como a criança adota diferentes estratégias. A partir dessa perspectiva, analisamos o papel do professor como orientador de seus alunos, promovendo a aprendizagem em sua zona de desenvolvimento proximal de forma que contribua de acordo com o nível cognitivo do aluno. Quanto maior o nível do aluno, maior será a responsabilidade que deverá ser concedida a ele.

Palabras clave : alfabetização; discussão; observação; construtivismo social; educação básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )