SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número243Las competencias de comunicación en el inicio de la lectoescrituraO espelho do gestor escolar do ensino público: relação de poder e governamentabilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ALBUQUERQUE1, Rielda Karyna de  y  CRUZ, Magna Silva. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Acervos Complementares: vivência das estratégias de leitura na alfabetização. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.439-456. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/338012913.

Analisa o uso das obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Acervos Complementares e busca promover a compreensão leitora por meio da vivência de estratégias de leitura. Duas professoras, uma do 1º e outra do 2º ano do ensino fundamental, participaram da pesquisa. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: análise documental do material oficial do PNLD - Acervos Complementares; entrevista com as professoras; e observação de aulas. Focaram-se as práticas de leitura por meio do uso dos materiais complementares. Os resultados apontam que as professoras promoveram situações de vivência de estratégias de leitura a fim de desenvolver habilidades de compreensão de textos, apesar de as atividades não terem sido devidamente planejadas.

Palabras clave : PNLD - acervos complementares; estratégias de leitura; compreensão leitora; recursos didáticos; alfabetização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )