SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número243As habilidades de comunicação no início da alfabetizaçãoO espelho do gestor escolar do ensino público: relação de poder e governamentabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ALBUQUERQUE1, Rielda Karyna de  e  CRUZ, Magna Silva. Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Acervos Complementares: vivência das estratégias de leitura na alfabetização. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.439-456. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/338012913.

Analisa o uso das obras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - Acervos Complementares e busca promover a compreensão leitora por meio da vivência de estratégias de leitura. Duas professoras, uma do 1º e outra do 2º ano do ensino fundamental, participaram da pesquisa. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: análise documental do material oficial do PNLD - Acervos Complementares; entrevista com as professoras; e observação de aulas. Focaram-se as práticas de leitura por meio do uso dos materiais complementares. Os resultados apontam que as professoras promoveram situações de vivência de estratégias de leitura a fim de desenvolver habilidades de compreensão de textos, apesar de as atividades não terem sido devidamente planejadas.

Palavras-chave : PNLD - acervos complementares; estratégias de leitura; compreensão leitora; recursos didáticos; alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )