SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número244Recortes históricos sobre a noção de schème em Piaget: o processo de desenvolvimento de um conceitoEducação não escolar como campo de práticas pedagógicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SILVA, João Alberto da; CENCI, Danielle  y  BECK, Vinicius Carvalho. Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização diante de situações-problema que envolvem as ideias de número e sistema de numeração decimal. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.244, pp.541-560. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/347413711.

Apresenta e discute as estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização diante de situações-problema que envolvem a ideia de número e sistema de numeração de acordo com as habilidades previstas na Matriz de Referência da Provinha Brasil de matemática. Trata-se de um estudo qualitativo cujo delineamento é inspirado na investigação-ação educacional. As coletas de dados foram realizadas com alunos de duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados indicam que os estudantes têm relativo domínio sobre as habilidades envolvidas, ainda que apresentem dificuldades de raciocínio e para enfrentar situações diferentes daquelas que estão acostumados a se deparar no contexto escolar.

Palabras clave : alfabetização matemática; construção e representação do número; Sistema de Numeração Decimal; Provinha Brasil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )